Dica de filme: Grandes Olhos

173816.jpg-c_520_690_x-f_jpg-q_x-xxyxx

Olá!

Sabe quando você conhece a história de um artista  e fica se perguntando: ué como que eu não sabia disso?

Pois é, recentemente assisti ao filme Grandes Olhos(Big eyes), um  drama biográfico norte-americano de 2014 dirigido por Tim Burton. Ele tem como foco a artista americana Margaret Keane (interpretada no filme pela Amy Adams) e seu relacionamento com o marido Walter Keane. O casal ficou famoso no final dos anos 1950 e início dos 1960 por pintar mulheres e crianças com olhos grandes e melancólicos.

7ec8a48cbac1e68310215720d022197a

meu favorito!

Naquela época era difícil uma mulher assinar um trabalho, pois “quadros pintados por mulheres não era bem aceitos”. Então o marido de Margaret teve a ideia de assinar as pinturas que ela fazia e se assumir para o público como autor daquelas obras. Numa época onde a mulher não era valorizada, muito menos o seu trabalho, a pintora não tinha muita escolha e acabou cedendo as intenções do marido

Margaret Keane at home today

Margaret e algumas de suas obras.O estilo desenvolvido por ela também ficou conhecido como”Keane” ou “Sad Eyes”.

O filme mostra bem a relação de exploração que Walter mantinha com a esposa, ela chegava a passar o dia inteiro sem sair do atelier, pintando e criando enquanto ele levava todo o crédito pelo trabalho. Nem a filha podia ver o que ela produzia.

O filme mostra o auge do casal,seu casamento de 10 anos, até a decadência do relacionamento, quando Margaret Keane processou Walter. O juiz exigiu que os litigantes pintassem um quadro na sala de audiências, mas Walter recusou, citando uma dor no ombro. Então, a pintora produziu um quadro em 53 minutos. O júri atribuiu uma indenização a Margaret de $4 milhões.

Depois de se divorciar, Margaret se mudou para o Havaí e esta mudança trouxe aos seus quadros cores mais brilhantes e olhos que expressam alegria. Muito diferente das obras do início da carreira.

ba4032b1b9dbd8b99109af7be761ea15

Ela pinta até hoje e seus quadros são de uma beleza que inspira. Eu me apaixonei pelos olhos grandes e expressivos, pelas cores e o jeito dela de retratar as crianças. Fica a dica de filme para o final de semana!

Beijos!

Margaret_Keane

Anúncios

Um pensamento sobre “Dica de filme: Grandes Olhos

  1. Ola, lindo blog! So uma observaçao, o quadro da garota tirando os cilios postiços nao é da margareth, e sim de outra artista americana, a sas christian.
    Besos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s