Cadê os parquinhos?

fonte:Google Imagens

fonte:Google Imagens

Mamães hoje o meu post é sobre algo que me incomoda muito em São Luís: a ausência de praças com parquinhos para as crianças brincarem. Se tivessem uma ou duas pracinhas tudo bem, mas aqui não tem nenhuma decente. A maioria cheia de mato, descuidada, com  um monte de lixo e nenhum lugar para passear.

Passei a minha infância praticamente toda em Brasília e o que mais me recordo é das amizades e brincadeiras feitas nas pracinhas. Era o momento mais divertido do dia, quando a minha tia me levava para brincar e o meu irmão. Lembro do escorrega, do balanço, da gangorra e do monte de criança reunida, aprendendo junto e se conhecendo. Às vezes a gente ia até outra quadra só para continuar a brincadeira e fazer mais amizades.

Infelizmente esse tipo de momento não poderá ser passado para o meu filho. Hoje somos obrigados a se trancafiar dentro de um condomínio fechado porque as únicas opções de passeio são os Shoppings Center que não param de aparecer nessa cidade. Quero levar o meu filho para brincar com outras crianças na rua, quero brincar ao ar livre com ele, mas infelizmente aqui não dá.

Acredito que a situação das praças ludovicenses nunca vai mudar, não vejo interesse de nenhum órgão. No bairro Vinhais tinha uma placa desde a administração passada anunciando o prazo da reforma da praça, que nunca foi concluída, acho que sequer começou. Já mudou a prefeitura e o lixo, o mato e os animais abandonados continuam habitando a praça. Um local espaçoso que, se fosse bem aproveitado, poderia ser uma ótima opção para levar as crianças.

Mamãe aqui fica a minha opinião com um assunto que  estava doida para escrever.Vamos continuar a discussão nos comentários? Alguém aqui de São Luís conhece uma pracinha legal com parquinho para levar as crianças?Eu realmente não tenho referência nenhuma. Como é na cidade de vocês?Ainda há o hábito de levar as crianças aos parquinhos e praças?

Beijos!

 

22 pensamentos sobre “Cadê os parquinhos?

  1. Oi, Priscila,
    moro em Brasília e, como vc disse, é uma cidade com muitas opções para as crianças. O conceito de “superquadra” de Lucio Costa permite isso. Há uma lenda urbana que explica por que os prédios têm até 6 andares: é a distância máxima para que uma mãe veja da janela seus filhos brincando no parquinho…
    Ao mesmo tempo, quando é necessária alguma manutenção, as mães se reúnem e até fazem cotas para garantir que o espaço estará sempre adequado. Aqui no prédio fizemos assim, para incluir bancos e uma casinha de madeira no parque.
    Um beijo!
    Marusia
    #amigacomenta

    • Poxa que legal,viu?Acho que se tivesse também uma união entre as mamães aqui, talvez pudéssemos mudar essa situação!
      Obrigada pelo comentário Marusia!
      beijão

  2. Eu gosto muito de levar os pequenos ao parque. Aqui perto de casa tem o Parque do Cordeiro que foi feito há alguns anos, por isso suas árvores são pequenas e ainda não fazem sombra o suficiente. Mas é bem legal ir lá com eles os brinquedos sempre estão arrumados e o parque está limpo. Eles adoram e está sempre lotado com a criançada da região.
    É uma pena vc não ter nenhum por ai…
    Bjs
    Mari
    #amigacomenta
    http://maricriando.blogspot.com.br

  3. Imagine só, numa cidade que deve ter um clima super agradável (diferente de SP, por exemplo, que chove o tempo todo, sem contar a poluição!), é inimaginável que não se encontre pracinhas bacanas para que as crianças possam brincar! Tomara que seu post repercuta e as autoridades passem a olhar com mais cuidado para os espaços públicos!

  4. Aqui em Blumenau até que tem alguns parquinhos, o maior é o do Ramiro, não posso reclamar mas deve ser muito ruim não ter um lugar descente p/ levar os pequenos /o\. Em Floripa mas precisamente Canasvieiras, vixiiiii, o parquinho de lá tava um perigo p/ as crianças, não se já arrumaram, faz a blitz do parquinho, a Mônika do Mãe Bivolt estava fazendo em Balneário Camboriú e tinha uma mãe de Floripa fazendo tbm.
    Bjs
    #amigacomenta

  5. Acho que isso é generalizado no brasil todo, aqui em Manaus posso contar em uma mão os espaços públicos de qualidade (limpos e com brinquedos inteiros) que podem ser utilizados para recreação das crianças.
    #AmigaComenta
    @fannytatiane

  6. Aqui em são josé tem bastante, mas na cidade da minha mãe que é pequena e não tem absolutamente nada pra fazer não tem um parquinho na praça, fico revoltada! Hoje em dia tem mais aqueles aparelhos de ginástica pra terceira idade, parquinho é raro.
    beijo querida
    #amigacomenta

  7. Ei Priscila, que chato isto. Por aqui, temos muitas opções mas confesso que as vezes não há variedades de brinquedos para idades diferentes. Rola uma inadequação. Fico pensando se quem planejou tem criança, sabe? Em alguns lugares são muitas opções…
    Abraços,
    Flávia Pellegrini
    @napracinha
    #amigacomenta

  8. Aqui em Santos temos os parquinhos da praia, levo muito o filhote até lá… Com a vantagem de ter chuveirinho e mar para refrescar nesse calor! A desvantagem é a falta de segurança, não podemos levar nada de valor, pq os vagabundos vivem furtando/assaltando… 😦 Bjs

  9. Que pena! Moro em Ribeirão preto e temos muitas pracinhas e parques na cidade em excelente estado! Nosso grupo de mães se reúne toda quinta-feira em um parque, e a criançada se diverte! Outra coisa que tem muito aqui é condomínio de casas fechado, cada um com seu parquinho, então dá pra soltar a criançada sem medo! Acho que vocês deveriam fazer uma super mobilização, aproveitem o Dia Internacional da Mulher e façam uma passeata, sei lá, acho que tem que sensibilizar a prefeitura com estas questões. beijos e boa sorte!
    Flávia #amigacomenta
    http://www.gravidinhasemaezinhas.com

Deixe um comentário