O seu filho usa chupeta? Saiba quais são os malefícios desse hábito.

Mamães o hábito do uso da chupeta ainda nos desperta muitas dúvidas. Há quem diga que a criança só se acalma com ela, outras dizem que o filho nunca gostou. Mas entre tantas questões o importante é saber os riscos que o uso prolongado da chupeta pode acarretar aos nossos filhos.

Aqui em casa nunca oferecemos chupeta ao Arthur, ele até hoje com 1 ano e meio mama no peito, geralmente quando quer dormir ou quando está chorando para se acalmar.

Segundo o fonoaudiólogo Christyann Lima, muitos hábitos que são passados entre as gerações, carregam consigo diversos valores culturais e estes devem ser mudados. O uso da chupeta é um exemplo.

“ O uso prolongado da chupeta pode acarretar prejuízos ao desenvolvimento da fala, da linguagem, dentição e influencia até no aprendizado. Bebês que cumprem até 6 meses de amamentação exclusiva no seio materno não sentem necessidade da chupeta, pois a necessidade de sugar está saciada e ele se acalentará mais fácil. O ideal é a mãe não oferecer a chupeta em nenhum momento, pois depois que ela é introduzida é mais difícil de retirar,” ressalta.

Entre as consequências do uso prolongado da chupeta, o fonoaudiólogo afirma que a chamada Mordida aberta é a mais comum.

“ Portadores de mordida aberta não possuem equilíbrio muscular, devido à falta de relação entre os maxilares, o que irá interferir em sua harmonia facial. O desempenho normal da respiração e deglutição, assim como o posicionamento correto da língua e dos lábios são de fundamental importância, para a manutenção do equilíbrio no posicionamento dos dentes nos maxilares e da musculatura,” concluí o fonoaudiólogo.

Os malefícios estão ai, cabe aos pais decidirem o que é melhor para cada criança, afinal cada família tem sua opinião. E na casa de vocês mamães? O uso da chupeta é comum? Quais as medidas foram utilizadas para tirar a criança desse hábito?

Beijos!

16 pensamentos sobre “O seu filho usa chupeta? Saiba quais são os malefícios desse hábito.

  1. Minha filha não usou, até ofereci, numa noite que ela estava fazendo o meu peito de chupeta, mas ela jogou longe!! Hahaha
    Mas pra ser sincera, acho bem feio criança de chupeta, parece que foi censurada pela mãe.
    rs

    Beijão.
    @_maejestade

  2. Nunca ofereci chupeta p/ minha filha,e olha que chegaram a me dizer eu não sobreviveria sem,eu fiquei sabendo que tem peditras que recomendam dar a chupeta p/ acalmar o bebê…então na hora do desespero tem pais que querem uma solução e se for a chupeta que seja,cabe realmente aos pais a decisão final.
    Adorei o teu blog,só tive dificuldade p/ achar a caixa de comentários,o meu é do blogspot,talvez por isso apanhei um pouco,mas agora me achei…hehehehehe 🙂

    • menina de vez em quando tenho problemas para comentar em blogs do blogspot!Que bom que você consegui comentar!
      Também acredito que cada pai e mãe sabe o que é melhor para os seus bebês!
      bjus

  3. Primeiro deixa eu dizer que o teu blog é a coisa mais fofa do mundo. Que interface linda! Se foi um template ou um designer contratado… Está de super parabéns! Muito lindo!

    Na minha casa, o Kairos nunca pegou chupeta, ele tinha verdadeiro nojo! Eu tentei vários tipos, várias maneiras, vários momentos, mas ele odiou cada um. Mas não acho o fim do mundo quando uma mãe dá uma chupeta pra um filho. Cada cabeça uma sentença, certo?

    Sobre os perigos a longo prazo… cabe aos pais, de novo, cuidarem, até porque depois fica bem mais caro…

    🙂

    @mix_martins
    #amigacomenta

    • Obrigada!o blog ja veio com esse designer aq do wordpress!depois de muita procura eu achei ele!rs!O fato é que cada família sabe como vai cuidar de seus bebês!só quem vive e convive sabe o que eh melhor!bjus

  4. Nós demos chupeta pra Nina quando era bem pequena, e de fato ajuda muito a acalmar. Aos poucos, estamos tentando evitá-la, espero em breve tirar.
    O fato é que a criança precisa de algo pra se acalmar, como você mencionou, o peito tb ajuda… mas eu ñ tinha condições de oferecê-lo o tempo todo…
    na verdade, o meu maior medo sempre foi que ela chupasse o dedo, porque meu irmão mais velho chupou até os 14 anos, e tenho lembranças das brigas em casa entre ele e meu pai… rs
    Enfim, quando a criança não gosta, sempre digo pra mãe tentar não dar mesmo, mas vai de cada uma… beijos!
    Carol
    #amigacomenta

  5. As minhas filhas chuparam muito pouco chupeta. A mais velha paraou com 8 meses e a mais nova com 1 ano. Elas mamaram no peito até mais de um ano de idade. Muito bom o seu post e bem explicativo.
    Mas confesso que em determinada fase eu bem que quis que as minhas meninas chupassem uma chupetinha para ficarem mais calminhas. kkk. Mas não adiantou, elas cuspiam longe o tal calmante. kkk
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

  6. Oi, Priscila!
    Graças à Deus consegui contornar tudo, amamentei os meninos até 1 ano e 6 meses, eles não usaram chupeta, e acho que até se alimentavam melhor do que as crianças que conheço que usam chupeta, pois por vezes ficam tão fissuradas que não comem bem,não sei porque. Meus filhos aceitaram super bem os alimentos, e foi tudo muito tranquilo. Tive mais trabalho com o Arthur, o meu caçula que hj temseis anos, que me ‘fazia de chupeta’ pois tinha muita cólica, e meio que usava o peito para se confortar, difícil, mas passa, eles crescem. Hoje vejo os dois com 13, e 6 anos respectivamente, sei que fiz a melhor escolha!!!
    Querida, desejo uma semana abençoada e produtiva!
    #amigacomenta
    @ale_rms
    http://ale-dreams.net

  7. Aqui tudo que eu planejei foi por água abaixo… não consegui amamentar muito tempo, fomos pra mamadeira e chupeta desde muito cedo. Rodriguinho ama a chupeta dele, e confesso que tem horas que é um santo remédio. sei de todos estes malefícios, mas na prática ainda não consegui tirar a bendita rssss Eu mesma chupei chupeta até os 6 anos ( é isso mesmo, olha que absurdo??) e apesar dos problemas na arcada e ter tido que usar aparelho, cá estou eu vivinha da silva e sem traumas…. não incentivo mas também não desaprovo, cada um sabe as dores e delícias de ser quem se é! Beijos Flávia #amigacomenta

    • Eh verdade mamãe!cada família sabe como lidar com os seus bebês!Tem hora que a gente nem sabe o que fazer p o filho acalentar!obrigada pelo comentário!bjus

Deixe um comentário

